Você deve saber que anualmente são cobrados diversos impostos obrigatórios que podem pegar o cidadão brasileiro de surpresa. Pensando nisso, o próximo Governo do Distrito Federal pretende baixar o valor dos impostos regionais.
Isto pode reduzir os atrasos e não cumprimentos do valor de algumas taxas e melhor o funcionamento dos serviços proporcionados por estes pagamentos. Quer entender mais sobre este assunto? Confira as informações a seguir.
Os Impostos
Anualmente, o brasileiro deve pagar diversos impostos que na teoria devem subsidiar diversos projetos e benefícios para o próprio povo. Para cada setor social haverá um tipo de taxa. Mas o que isto quer dizer?
Para os proprietários de imóveis, por exemplo, este valor é o IPTU. Em alguns anos o valor desta taxa pode subir um pouco e para se preparar, é preciso ficar atento ao IPTU 2022.
O Distrito Federal possui um dos custos de vida mais caro e isto não é diferente para a cobrança de impostos. O IPTU do Distrito Federal pode custar até duas vezes a mais do que outras regiões.
Podemos dizer o mesmo quanto ao valor do IPVA dos veículos. A porcentagem cobrada sob o valor original do automóvel é de 4%, enquanto em outras regiões pode ser de 2%.
Consequências para quem não paga
Como foi mencionado, os impostos obrigatórios devem ser cumpridos anualmente dentro do prazo estabelecido pelo órgão responsável por cada um deles e não cumprir com a data pode gerar algumas consequências.
A primeira delas é a cobrança de multa por atrasos, além de uma porcentagem de juros adicionado ao valor base. Seu nome também pode ficar sujo na praça.
No caso do IPVA, não pagar a taxa requerida pode até levar o motorista a ter o seu carro rebocado. Vale lembrar que o valor do serviço e diária do depósito no qual o automóvel é responsabilidade do proprietário.
Redução do valor dos impostos
Além da cobrança do próprio imposto, existe ainda a variação regional de cada um, a prova disto é o valor distinto da porcentagem do IPVA. Mesmo com as leis sendo para todo o Brasil, elas podem ser geridas de maneira singular por sua região.
Utilizando-se da possibilidade de gerência local, o Governo do Distrito Federal promoveu a possibilidade de redução nos impostos altos. Com o abatimento no valor, a probabilidade de pagamentos será maior, menos gente vai ficar devendo e mais dinheiro será arrecadado.
Os órgãos responsáveis no estado podem ainda, prolongar o prazo limite de pagamento dos impostos a fim de garantir grande porcentagem de cumprimento das taxas.