Todos os dias, jovens talentos desenvolvem suas habilidades em sala de aula no ensino médio. Contudo, nem todos chegam a desenvolver suas habilidades por incapacidade de custear seus estudos. Foi pensando nestes jovens que o empresário Jorge Paulo Lemann criou a Fundação Estudar, focado em bolsas de estudos para talentos ainda no ensino médio.
Projeto Estudar
A Fundação Estudar é uma instituição sem fins lucrativos com proposta de ajudar estudantes brilhantes a desenvolver suas habilidades em sala de aula e no mercado de trabalho.
A ideia é aproveitar ao máximo talentos que por muitos motivos acabariam em sub empregos. Também visa profissionais que podem ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias, incrementar o mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades em estudos.
O Projeto Estudar ajuda aqueles com habilidades especiais de formas diferentes. Um dos métodos mais conhecidos é com bolsas de estudos para talentos das mais diversas áreas.
Mas há outras formas de atuação como cursos gratuitos de orientação profissional, mercado de trabalho e outros temas. Também há publicações voltadas para orientação de carreira e suporte de contatos para atuação no emprego.
Bolsas de estudo da Fundação Estudar
As bolsas de estudo da Fundação Estudar são focadas em jovens talentos nas mais diversas áreas já matriculados no ensino superior. Ao contrário de alguns projetos de bolsas para aprender alfabeto lettering, não é preciso ser baixa renda ou estudante de escola pública, basta ser destaque nos estudos na sua área.
O valor das bolsas pode ser parcial e integral. Variam de acordo com o curso, instituição e desempenho acadêmico do aluno.
Não é obrigatória a restituição da bolsa, mas a fundação incentiva que os formados paguem para ajudar mais talentos a conseguir oportunidades de estudos.
Para participar os requisitos exigidos são:
- Ter até 34 anos completos até o ano de inscrição no programa;
- Ter excelência acadêmica em seu currículo e notas no curso que está estudando;
- Estar matriculado, em processo de aceitação ou cursando o ensino superior.
As categorias para bolsa de estudos da Fundação Estudar são:
- Graduação no Brasil;
- Graduação parcial no exterior de graduação – intercâmbio;
- Graduação completa no exterior;
- Pós graduação no exterior;
- Educação executiva no exterior.
Alunos de todas as instituições podem participar do processo seletivo. Apenas na categoria Educação executiva no exterior há restrições de universidades.
A Fundação Estudar não possui fins lucrativos. Além do financiamento do criador da fundação, o empresário Paulo Lemann, ela é mantida com doações de outros empresários. Todos podem doar acessando o site e fazendo a sua contribuição.
Como Funcional a seleção da Fundação Estudar
Para fazer parte do projeto de bolsas de estudo da Fundação Estudar é preciso ser aprovado na seleção. Para isso os alunos precisam ser aprovados em algumas etapas. São elas:
- Inscrições com dados corretos;
- Teste de perfil e lógica;
- Vídeo;
- Resolução de questionário;
- Entrevista online;
- Dinâmica de grupo;
- Painel com ex bolsistas – encontro;
- Entrevista final.
Reprovação em qualquer uma das etapas significa sair do processo seletivo. Mas não significa perder todas as chances de ganhar uma bolsa de estudos. Em outro processo o estudante pode concorrer mais uma vez e quem saber ser beneficiado.
Caso seja aprovado a Fundação Estudar envia um e-mail e SMS para o celular do candidato informando que deve seguir com as etapas.
Como se inscrever nas bolsas da Fundação Estudar
Se os requisitos listados acima são preenchidos qualquer estudante pode se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos na Fundação Estudar. Para se inscrever em uma das bolsas o passo a passo é:
- Entrar no site da instituição ou clicar aqui;
- Clicar na barra superior direita na opção Nossas Iniciativas;
- Clicar na opção “Bolsas de estudos”;
- Leia mais sobre o programa, informe-se como funciona e se de fato possui interesse;
- Clique em “Inscreva-se” no centro da tela inicial;
- Crie Login e Senha para o portal;
- Preencha o formulário da melhor forma possível;
- Pronto, agora é só aguardar o contato da instituição.
Inscrição online efetuada o estudante deve pagar uma taxa de R$ 65 para fazer parte do processo seletivo. Este valor ajuda a manter o programa funcionando e custear o processo envolvendo profissionais qualificados para selecionar os melhores candidatos.
Pode-se conseguir isenção da taxa comprovando não poder realizar o pagamento. Os dados devem ser informados no formulário de inscrição.