O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos concursos mais aguardados pelos jovens e estudantes. Isto porque, o exame pode garantir uma bolsa de estudos na rede particular ou o ingresso na rede pública de ensino. Você sabe quanto é preciso tirar para concorrer aos cursos? Entenda tudo sobre o sistema de notas do Enem lendo o texto a seguir:
Como funcionam as notas do Enem?
Para que os estudantes possam concorrer as bolsas de estudo ofertadas pelo Enem, é necessário que os mesmos participem da versão mais recente do exame. Assim, é possível inscrever a sua nota para um dos programas responsáveis pelas vagas do Enem.
Para quem quer concorrer para as bolsas da rede pública, o programa responsável é o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Enquanto isso, o programa que distribui as bolsas parciais e integrais para as faculdades particulares é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI).
Mas vale lembrar que possuir nota para se inscrever nos programas, não será suficiente para garantir os ingressos nas instituições. As bolsas serão definidas pela nota de corte de cada curso.
Por isso, quem quer começar a sua formação através do SISU 2021 precisa superar o ponto de corte, determinado pela pontuação dos candidatos que aplicaram a nota para aquela vaga.
Tanto para o SISU quanto para o PROUNI, não é possível prever com precisão a nota exata necessária para cada curso. Entretanto, existe uma média estabelecida pelas notas mínimas dos anos anteriores.
Então, quem está interessado em se preparar para o Enem, pode estabelecer metas de pontuação visualizando a notas de corte SISU 2021.
Qual a nota mínima necessária?
Como você viu acima, os processos de distribuição de bolsas do Enem, dependem diretamente da cota de corte dos candidatos em questão. Mas você sabia que é necessário possuir nota mínima para se inscrever nos programas mencionados:
Quem realizou a última versão do Exame Nacional do Ensino Médio poderá estar candidatando a sua nota, caso possua pontuação total superior a 450 pontos.
Além disso, os participantes não podem tirar nota zero na redação do exame. Esta etapa é importante para a nota total e é avaliada entre 0 e 1000 pontos.
Quem irá disputar uma vaga para a categoria de cota racial terá ainda que estar de acordo com as declarações de negro, pardo ou indígena. Pode ser exigido a comprovação da declaração posteriormente, assim como para quem se titular de baixa renda na categoria referente.